sexta-feira, 14 de outubro de 2011

STF decide que os músicos não precisam mais da carteira da ordem para exercer a profissão


STF decide que os músicos não precisam mais da carteira da ordem para exercer a profissão
No mesmo plenário em que se derrubou a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, em 2009, os ministros definiram que os músicos não precisam de filiação ou inscrição na Ordem dos Músicos do Brasil 

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta segunda-feira (1º), que os músicos não precisam mais possuir registro em entidade de classe para exercer a profissão.
Em várias cidades do Brasil havia a obrigatoriedade da apresentação da carteira da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) antes de shows. A ausência do documento poderia impedir o artista de subir ao palco.
A decisão do STF foi comemorada por músicos do Amazonas.
“É um ponto em favor da gente. Isso é um sinal de que a gente pode modificar muita coisa pra melhor. É uma grande vitória. Agora, com certeza, caminhamos em direção a uma democracia musical. A justiça percebeu que muita coisa nesse estatuto arcaico está errada. A lei precisa se atualizar, acompanhar nossa realidade atual”, comemora a cantora Márcia Siqueira.  
Em Manaus, Márcia foi proibida de cantar no início deste ano, em uma apresentação durante o período carnavalesco.
O fato repercutiu e gerou protestos contra a Ordem dos Músicos do Brasil, no Amazonas. Mas, ele não foi isolado. A OMB foi alvo de críticas em várias cidades.
A ministra Ellen Grace foi a relatora do processo. Ao defender a não obrigatoridade do vínculo entre o músico e a OMB ela citou o artigo 5º da Constituição Federal, que dispõe sobre a liberdade de expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação.  


Nenhum comentário: